top of page

Atividade física no combate a sarcopenia em idosos


Bem vindo ao meu blog!


hoje venho falar sobre um tema ainda pouco conhecido mas que já está na boca do povo...


A sarcopenia.


Antes a gente ia ao médico e só faziamos exames para ver a massa dos nossos ósseos, pois só nos preocupávamos com a osteoporose, principalmente as mulheres após a menopausa.


Hoje justamente para se prevenir a osteoporose, devemos saber o que é a sarcopenia.


Sarcopenia é a perda massa magra, assim como a osteoporose é a perda da massa óssea.


O sistema muscular tem um papel fundamental na integridade do nosso corpo, além de produzir força, para andarmos, levantarmos da cadeira, carregar objetos, etc, os músculos absorvem o impacto, diminuindo a carga que os ossos vão absorver.


Muitas pessoas, descobrem que tem osteoporose e acabam optando pelo tratamento de cura, só com medicamentos, geralmente o uso de vitamina D e cálcio. Mas muito eficiente seria introduzir exercícios para s músculos. Que são os exercícios localizados orientados pleo personal trainer, ou o seu professor da academia.


Esse problema afeta mais ainda as mulheres que estão entrando na menopausa, a perda de massa magra e óssea é acentuada nessa fase, pela diminuição do estrogênio, e da testosterona, tanto em homens quanto em mulheres, e para os adultos da terceira idade. A partir dos 60 anos os efeitos dessa perda que começa a partir dos 40 anos, são mais acentuados.


Os idosos em especial devem manter a massa magra, músculos, pois eles estão mais propensos a quedas e conseqüentemente a fraturas, uma outra consequência super relevante é que com a perda da massa magra, o metabolismo fica mais resistente a insulina, umas das causas da diabetes, outra doença muito comum na terceira idade.


Podemos diminuir a sarcopenia através da alimentação, e dos exercícios físicos.


O personal trainer para idosos, vai prescrever exercícios que ajudam a manter a massa magra, um dos principais métodos e com o uso da musculação, ginástica localizada e treinamento funcional. Atividade como yoga e pilates também ajudam, mas numa menor escala.


Conheça nosso trabalho de atividade física para a terceira idade . Temos uma equipe apta a atender as suas necessidades, especialistas em treinos para a terceira idade e para os idosos. Clique para entrar em contato, contamos com fisioterapeutas e educadores físicos.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page