Tenha uma gestação com mais saúde, serenidade e bem-estar!

Gestar uma vida é um momento mágico, mas também pode trazer desafios físicos e emocionais. As nossas aulas de yoga para gestantes foram projetadas especialmente para mulheres que desejam viver essa fase com mais saúde, tranquilidade e conexão.
Yoga foi a minha melhor escolha durante a gestação, formada em Educação Física, em 2012, me formei em yoga em 2015, pelo Instituto de Pesquisa e Ensino em Yoga, dirigido pelo professor Marcos Rojo, pratiquei yoga até as 37 semanas, que foi quando meu filho Miguel nasceu, sempre focando na minha segurança e na segurança do meu bebê, com yoga não tive dores no corpo, me mantive tranquila, me preparando para a chegada do Miguel.
Mãe do meu primeiro filho aos 38 anos, Miguel chegou no dia 25 de setembro de 2024, medindo 47 centímetros e pesando 2.750g. Mesmo chegando com 37 semanas, não foi considerado um bebê prematuro. Ele estava pronto para nascer. Miguel veio de parto normal sem nenhuma intercorrência, apenas a pura e intensa sensação de parir – algo verdadeiramente indescritível.

Agende uma aula experimental, preencha nosso formulário
Dúvidas mais frequentes
Nunca fiz yoga, posso começar na gestação?
Sim, uma gestante pode começar a praticar yoga mesmo sem ter experiência prévia! O yoga pré-natal é especialmente adaptado às necessidades da gestante, ajudando no alívio das dores, como as dores lombares e pélvicas. O yoga se destaca por promover uma profunda consciência corporal, essencial para o momento do parto, especialmente o parto normal. Ajuda no controle emocional e no alívio dos sintomas da ansiedade através dos exercícios respiratórios (pranayamas), mantém a gestante e o bebê saudáveis, além de fortalecer o vínculo da mamãe e do bebê.
O yoga ajuda no trabalho de parto?
Muito! Com certeza ter feito yoga durante toda minha gestação, foi uma escolha acertada! À medida que o trabalho de parto vai evoluindo é preciso ter muita calma para controlar a ansiedade e suportar as dores das contrações, na minha experiência e das minhas alunas, o yoga não diminui as dores, mas foi essencial para manter a calma, controlar o medo e sustentar a confiança em mim e no processo! A consciência corporal desenvolvida com a prática ajuda a gestante a se entregar ao parto de forma natural. Durante o meu expulsivo, não precisei fazer força; apenas mantive o foco e busquei relaxar a musculatura principalmente a pélvica o tempo todo. Como resultado, tive um parto normal com o períneo intacto.
Existe alguma contra-indicação de yoga durante a gestação?
Até hoje, nunca tive uma aluna gestante que precisasse interromper a prática de yoga. Sendo uma atividade de baixo impacto e extremamente segura, o yoga se adapta ao ritmo e ao conforto da gestante.
É fundamental que a gestante realize um pré-natal adequado, monitorando seu peso e pressão arterial. Com o avanço da gestação, é natural sentir mais cansaço e perceber que alguns movimentos se tornam mais desafiadores devido ao crescimento da barriga. No entanto, a prática de yoga pode ser ajustada com diversas adaptações, permitindo que a gestante continue praticando yoga até o dia do parto.
Qual estilo de yoga é mais indicado para gestantes?
Existem muitas linhas de yoga hoje em dia, sempre pratiquei e fiz durante minha gestação, o hatha yoga. Diferentemente do astanga yoga e do vinyasa yoga, o hatha yoga se caracteriza pela permanência nas posturas. O nível de dificuldade pode variar do fácil até o difícil, depende da condição da gestante, tanto a mulher que está sedentária quanto a mulher que está ativa, podem se beneficiar dessa modalidade. Durante a permanência nas posturas a gestante vai desenvolvendo um estado mental de auto-observação, que vai promover uma conexão profunda com seu corpo e um elo com seu bebê. Consciência corporal é a palavra chave para que a gestante esteja no controle do seu corpo e da sua mente, para que você possa se adaptar às mudanças físicas, hormonais e emocionais que fazem desse processo tão belo que é a gestação.
Visite nosso blog!
Yoga para diminuir a ansiedade é um dos benefícios mais procurados na gestação.
A gestação é um momento especial na vida de qualquer mulher, repleto de transformações físicas, emocionais e hormonais. Para lidar com essas mudanças e garantir uma gestação mais saudável e equilibrada, muitas futuras mamães encontram no yoga um grande aliado.
O yoga trabalha a respiração de forma consciente, o que pode ser extremamente útil durante o parto. Minha experiência pessoal reforça isso: quanto mais conectada eu estava com minha respiração, mais relaxada me sentia para lidar com as dores das contrações. A ativação do sistema parassimpático, promovida pela respiração consciente, ajuda a inibir o sistema simpático, responsável pelo estresse. Isso impede a liberação excessiva de cortisol e adrenalina, hormônios que podem reduzir os níveis de ocitocina, essencial para a contração do útero e a expulsão do bebê. Dessa forma, manter a calma por meio da respiração pode tornar o parto mais tranquilo e menos desgastante emocionalmente...
