top of page

Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga, quais as diferenças?


Hatha Yoga

O Yoga é uma prática que envolve tanto a respiração quanto o corpo, a qualidade da nossa respiração é extremamente importante, pois expressa nossos sentimentos.


Se estamos com dor, respiramos com dificuldade, se estamos ansiosos, aflitos, apreensivos, nossa respiração se torna curta.


A respiração é o elo entre o corpo interior e o exterior, o primeiro passo da nossa prática de yoga é ligar conscientemente a respiração com o corpo.


Experimente esticar os braços para cima, inspirando. E depois repita o mesmo movimento expirando.


Cada pessoa vai ter uma sensação diferente no seu corpo, os que são mais flexíveis, sentirão mais conforto em esticar os braços para cima quando expiram, do que as pessoas que tem as costas mais rígidas. Se você sente mais rigidez nas costas, se sentirá melhor fazendo o movimento de levantar os braços inspirando.


Não existe certo e errado, tudo são experiências que percebemos quando fazemos os movimentos de uma forma consciente, prestando atenção às nossas ações.


todas as modalidade de Yoga, treinam essa habilidade de trazer a mente para as sensações no nosso corpo.


Falei o que todas as modalidade têm em comum, agora vou falar sobre as diferenças na prática.


Hatha Yoga: nessa modalidade, as posturas têm como caráter a permanência, e durante a permanência, o relaxamento do esforço, é uma modalidade muito bem aceita por praticantes iniciantes, ou por quem está muito tempo parado, sem praticar nenhuma atividade física, ou que precisa desenvolver mais a consciência corporal. A permanência na postura facilita a condição de estarmos presentes por inteiro no momento presente, facilita assim a observação do corpo e da respiração durante a prática.


Vinyasa Yoga: para praticar Vinyasa Yoga, você primeiro obter a compreensão sobre os passos necessários para preparar o seu corpo, sua respiração e sua atenção para os asanas que vai praticar. Pois diferente do Hatha Yoga, no Vinyasa, os movimentos são mais dinâmicos, as permanências são curtas e há uma transição de uma postura para outra, como numa coreografia,se você não estiver consciente das suas ações essa prática pode acabar se tornando apenas uma ginástica, podendo ser substituída por qualquer modalidade que te traga bem-estar. É uma modalidade mais aceita por praticantes já familiarizados com o Yoga e que já desenvolveram um bom nível de percepção e consciência do corpo.


Kundalini Yoga têm uma relação muito próxima com o Tantra. Na prática de Kundalini Yoga assim como no Hatha Yoga e no Vinyasa Yoga são utilizadas as técnicas de asanas (posturas), pranayamas (exercícios de respiração), bandhas e mudras. E a diferença é que a prática de kundalini yoga está mais relacionada a um aspecto mais energético, com a ativação dos chakras, sua prática é energizante e muito dinâmica, são realizadas kryas (técnicas de limpeza) e recitação de mantras.


Essas são as modalidades mais comuns e tradicionais, existem outras, mas são ramificações dessas práticas.


Assim como disse, todas as práticas tem o mesmo objetivo, desenvolver a auto-consciência e preparar a mente e o corpo do praticante para o estado de meditação e levar ao samadhi, estado de felicidade pura.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page