top of page

O que o Yoga e a técnica de Mindfulness têm em comum?


Yoga Meditação Mindfulness Vila Sofia

Vamos começar por uma das definições de Mindfulness:


"Mindfulness basicamente significa atenção plena, é estar consciente da experiência vivida, enquanto se vivencia essa experiência".


Praticamos mindfulness simplesmente prestando atenção aquilo que estamos fazendo no momento. E isso cabe a qualquer tarefa, ao dirigirmos, durante o trabalho, montando uma projeto, fazendo cálculos, quando praticamos atividade física e estamos presente ao que estamos fazendo.


Uma outra definição seria: fazer as coisas com capricho, fazer algo que seja digno de ser entregue, ou seja, você doou o seu melhor ao executar uma atividade. E nós sabemos quando fizemos o nosso melhor e quando deixamos de fazer o nosso melhor.

No Yoga isso se chama Isvarapranidhana, "depositar todas as suas ações ao pés de Deus, que basta que saibamos que fizemos o nosso melhor que o resto podemos deixar para o Universo".


Umas das definições do Yoga é: agir de maneira que toda a nossa atenção esteja dirigida à atividade que estamos desenvolvendo no momento. É praticamente o que o mindfulness propõe.


Durante a sua prática de Yoga ou qualquer outra atividade, por exemplo: um dos exercícios de mindfulness pode ser, estabelecer no início do processo a sua intenção. Digamos que você se inscreveu num curso, antes de iniciar o curso você afirmará: " vou prestar atenção ao curso" e durante o curso você tem o compromisso de se lembrar da sua afirmação, "vou prestar atenção no curso".


O mesmo pode acontecer numa aula de Yoga, você pode ir para a aula com a melhor intenção de relaxar, mas de vez em quando você se pega distraído pensando nas suas obrigações. Antes de iniciar aula e durante a aula, você vai afirmar: "estou fazendo a aula de Yoga, vou prestar atenção em mim".


Uma das vantagens da aula conduzida por um professor é que o professor vai ser essa vozinha na sua mente que vai sempre te lembrar do seu propósito, ou vai te ajudar, a conduzir a sua mente para o momento presente, durante a prática.


E com o tempo, com o decorrer da prática, com comprometimento e disciplina desenvolvemos a auto-percepção e a atenção plena com mais naturalidade.


E quais as vantagens de desenvolvermos a atenção plena?


Com o tempo, desenvolvemos mais o foco, você vai sendo mais assertivo na tomada de decisões, as atitudes tomadas sem consciência, de uma forma muito emocional, vão diminuindo e as suas escolhas te trarão a certeza que você fez o seu melhor, ou seja você vai dormir de consciência tranquila. Melhorando os níveis de stress e ansiedade.


Venha conhecer nosso espaço de Yoga e Meditação. Estamos localizados na rua Doutor Ferreira Lopes, Vila Sofia. Clique aqui para saber mais.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page