top of page

Yoga Nidra, entenda como o relaxamento é tão importante para uma boa noite de sono.



Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 40% da população mundial, tem algum tipo de distúrbio do sono, (dados apresentados em maio de 2018).


Os distúrbios do sono são, insônia, bruxismo, sonambulismo e num quadro mais leve temos as pessoas que tem o sono muito "leve", não entram na fase do sono, em que realmente relaxam e descansam regenerando o sistema nervoso e o corpo, e por qualquer barulho, por menor que seja acabam despertando e tem dificuldades para voltar a dormir.


A insônia, umas das principais doenças do sono, se não for tratada, pode trazer graves problemas emocionais, como raiva, depressão, stress. E suas causas podem começar nas simples atitudes do dia-a-dia, como descontrole da ansiedade, uso de estimulantes, como álcool e remédios, perda financeira, perdas materiais, preocupações no trabalho, ou no ambiente familiar e social.


Todos estamos sujeitos aos revezes da vida. O que devemos observar e cuidar é como reagimos às situações conflitantes e desafiadoras da vida.


A prática do Yoga, já vai ajudar nessa observação, uma vez que o objetivo do Yoga, é ajudar o ser humano a se perceber, olhar para dentro de si, perceber seu corpo, suas sensações internas, seu estado mental, sua respiração e até suas emoções.


E para ajudar, um das técnicas praticadas no Yoga é o relaxamento, conhecido como Yoga Nidra, nidra em sânscrito, significa sono ou relaxamento, a técnica provoca completo relaxamento físico e mental, nos desligamos tão profundamente que parece que adormecemos. É um estado entre o sono e a vigília.


Yoga Nidra pode ser utilizado para provocar sono, ou substituir o sono. A prática consiste em 3 partes: relaxamento físico, estimulando a visualização de cada parte do corpo e seu relaxamento através do comando mental.


Relaxamento das sensações físicas, através da observação consciente da respiração. Relaxamento mental, através da visualização de imagens que vai provocar o relaxamento dos pensamentos e emoções. O praticante é guiado através de um professor presente ou pode-se utilizar de uma gravação. Não é recomendado praticar sozinho, sem uma orientação, pois os benefícios serão mais difíceis de serem alcançados.


A prática não tem hora para ser feita, pode-se fazer a qualquer momento, mas o mais indicado é antes da hora de dormir, se for feita de manhã, pode-se encurtar a sessão. Existem várias formas de aplicar Yoga Nidra.


Venha participar de uma aula de Yoga no nosso studio, estamos localizados no Alto da Boa Vista, próximo ao aeroporto de Congonhas. Nossas técnicas tem por objetivo o relaxamento e o bem-estar. Conheça nosso studio clicando aqui.


Fonte: Estudos sobre o Yoga, editora Phorte, o Coração do Yoga, editora Mantra.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page