top of page

Iyengar Yoga e Hatha Yoga. O que são e suas diferenças.


Iyengar Yoga


É uma prática de Yoga, criada por Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, B. K. S. Iyengar.


Iyengar, criou o método que usa "props" que são acessórios como blocos, cintos, almofadas, e cadeiras. Utilizados para facilitar a execução de algumas posturas, que num primeiro momento, podem intimidar os aspirantes à prática e yoga, por achar que só pessoas muito flexíveis, saudáveis que podem praticar Yoga, pelo grau de flexibilidade e consciência corporal que algumas posturas exigem.


Iyengar, com sua metodologia, incentiva a todos a praticarem Yoga, mantendo a tradição do Yoga, é melhor realizar uma postura com a ajuda de um acessório, do que tentar fazer a qualquer custo, sem nenhum material que auxilie no equilíbrio, ou no alongamento, correndo sérios riscos de se machucar, ou sofrer uma queda ou torção.


O mais importante na prática do seu asana, é se auto-observar, prestar atenção ao seu corpo, as respostas do seu corpo, sensações que a postura traz. E isso qualquer um é capaz de fazer.


Hatha-Yoga

Hatha Yoga


A modalidade Hatha Yoga ao contrário do método Iyengar não foi uma técnica criada por alguém, o nome Hatha que aparece nos textos do Hatha Pradipika tem suas raízes ao período védido e pré-védico, por volta de 2000 A.C. tem vários significados, que referem-se a forças opostas, Sol e Lua, masculino e feminino.


A fusão desses pares opostos se chama Hatha Yoga, mas mais importante do que o significado do nome é a proposta que o método traz. O Hatha Yoga vem do movimento do Tantrismo, que retoma alguns valores, como uma nova valorização do culto à Deusa-Mãe (Natureza) e ao culto do corpo físico, como o templo do espírito, portanto merece ser igualmente valorizado e fortalecido.


Através do controle de prana e apana , ou inspiração e expiração, o praticante quando as controla, domina os seus sentidos, chegando mais fácil ao estado de samadhi, um estado da mente de equilíbrio e felicidade.


A condução da prática segundo o texto de Hatha Pradipika, deve ser feita de uma forma controlada, onde a atenção da mente ao que está se passando pelo corpo é o mais importante, os asanas devem proporcionar ao praticante: estabilidade, conforto, saúde e leveza.


Tanto o Iyengar como o Hatha Yoga, incentivam uma prática onde as posturas são observadas pela mente, devendo ser feitas com presença mental, consciência, auto-observação. Por isso que, acabam sendo práticas considerada para muito seguras para iniciantes, para todas as idades, gestantes e idosos, pois a forma que as posturas são conduzidas, tornam a prática muito segura para o praticante.


Venha praticar no nosso studio de Yoga no alto da Boa Vista, nossas aulas são baseadas, mantemos a tradição do auto-conhecimento através do Yoga. Agende uma aula experimental, sem compromisso.


Boa prática!


fonte: A Essência do Hatha Yoga , Alicia Souto

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page