top of page

Como as práticas de Yoga ajudam a lidar com a ansiedade?


Boa tarde meus amigos, esse post é para explicar um dos muitos benefícios dessa técnica milenar.


Vamos primeiro falar sobre a ansiedade.


A origem da palavra ansiedade tem sua origem no latim, e seu significado é "angústia". Ou uma outra forma de tentar descrever a palavra pode ser "viver no futuro".


A ansiedade geralmente vem com um outro sentimento. Podemos sentir medo, ter uma expectativa muito fantasiosa do resultado de uma situação, ou de um evento. Podemos esperar "o futuro", alegres, tensos, aflitos, de várias formas dependendo da nossa expectativa.


No final, desperdiçamos muita energia, com muita imaginação, elaborando planos, imaginando uma história inteira, que no fim não acontece do jeito que imaginávamos, na verdade, no meu caso, todas as situações tiveram finais muito melhores do que eu tinha imaginado! Com você também não ocorre o mesmo..? Comece a prestar atenção.


E você deve estar se perguntando. Mas como o Yoga vai me ajudar a não sentir ansiedade?


E eu respondo que, a pratica do Yoga, vai ajudar a treinar a mente para estar presente no momento presente. A prática do Yoga requer que ajamos e estejamos atentos às nossas ações. Cabe a cada um de nós, ser cuidadosos com a direção que damos à nossa vida.


Digamos que você resolveu tirar férias, fez uns cálculos e chegou na conclusão que precisa economizar, poupar uma quantidade de dinhero para fazer acontecer as suas ferias.


A partir desse momento, você só deve estar presente nas ações que fazem parte da conquista desse objetivo. Nada mais pode ser feito. Você só tem que executar o que planejou.


Então toda sua energia vai estar concentrada no momento em que você estiver cumprindo umas das tarefas que fazem parte do seu planejamento. Nada mais pode ser feito.


E geralmente essa energia que devia estar sendo utilizada só durante a execução das tarefas relacionadas às férias, acaba sendo utilizada o dia inteiro.


Você acorda pensando em como vai conseguir o dinheiro para as férias, vai se alimentar pensando nas férias, vai tomar banho pensando nas férias, e vai até a hora de dormir só pensando em tudo o que pode dar certo, e o que pode dar errado.


Claro que pensar um pouco sobre isso é normal ao longo da dia, o problema é quando a situação toma uma proporção enorme e você começa a perceber no corpo os efeitos desse estado mental, desse estado ansioso, os efeitos dessa perda de energia, quando o estrago já foi grande.


E assim o Yoga vai trabalhar a mente para controlar a ansiedade. De uma forma indireta, o Yoga vai despertando na mente do praticante, essa consciência desse estado ansioso. Como se ligasse uma alerta.


Quando a ansiedade começar a se instalar, ficar muito presente, a mente com o treino ensinado no Yoga vai estar mais presente, mais despertada para o momento presente, essa ação se torna mais consciente e assim podemos mudar o rumo do nosso pensamento.


As praticas dos asanas, das respirações e da meditação dentro do Yoga, vão ajudar no controle da ansiedade, ao longo da prática, percebemos-nos mais calmos, percebemos que podemos controlar esses pensamentos, sem preocupações que só dependem do tempo para serem resolvidas.


Nossa prática tem por objetivo o controle e o conhecimento da mente e do corpo. Venha conhecer nosso método. Temos aulas específicas para gestantes e idosos também. Clique aqui para saber mais.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page