top of page

Porque devemos treinar o equilíbrio com os idosos.


Bem-vindo ao meu blog!

Informações sobre atividade física, bem estar, saúde física e mental.

Nessa matéria venho falar sobre a importância da inclusão de atividades que incluam exercícios que estimulem o equilíbrio em idosos.

Existem várias formas de estimular o equilíbrio, podemos trabalhar de uma forma que o idoso, sustente o próprio peso do corpo numa perna só, trabalhar a habilidade em desviar de objetos no chão, assim trabalhamos também a mudança de direção, a capacidade de transferir o peso de um pé para o outro.

Quando pensamos em equilíbrio, pensamos na habilidade de ficar por exemplo na ponta do pé.

Mas só o ato mecânico e automático de andar, já exige de nós um equilíbrio, pois na passada há uma fase em que só um pé está no chão. Senão andamos com os pés arrastando e isso pode ser muito perigoso, pois assim fica muito fácil tropeçarmos.

Nesse poucos segundos em que estamos com um pé no chão, no ato comum de caminhar, o pé de apoio é que está sustentando todo o corpo, para isso além do equilíbrio devemos trabalhar a mobilidade e a força do tornozelo.

O personal trainer para idosos deve treinar a força dos músculos da canela, como o tibial anterior e os flexores dos dedos. Pois também acabamos andando com o pé arrastando, e num pequeno desnível os idosos, podem tropeçar e cair, tendo consequências mais graves.

O personal trainer para idosos pode usar cones, steps no chão para que os idosos possam transpor, estimular com marcadores passadas mais largas, usar materias que já desafiam o equilíbrio num fase de treino mais avançada, como discos de equilíbrio, bases instáveis, bosu, esses materiais são excelentes para trabalhar o equilíbrio.

Contamos com uma equipe especializada no trabalho para terceira idade. Clique aqui para conhecer nosso trabalho.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page