top of page

Como gerenciar o stress emocional no trabalho?


Podemos lidar de várias formas com imprevistos e situações que necessitam de uma controle emocional.


Com certeza um dia, você já foi chamado repentinamente pelo seu chefe para "passar na sala dele".


Uma pessoa pode reagir de uma forma natural: Fui chamada para conversar, e vai na sala tranquilamente pois sabe que não fez nada de errado, é só o chefe chamando para conversar.


Uma pessoa ansiosa, na mesma situação antecipa uma catástrofe, o que será que eu fiz á de errado? Por que ele quer conversar comigo? Será que vou perder meu emprego?


É isso o que a ansiedade causa, um stress emocional, antecipamos o futuro da pior maneira possível. Podemos também antecipar o futuro de uma forma "positiva". Pensando "vou ser promovida" ou "vou receber um aumento". E logo se vê planejando o que vai fazer com o aumento do salário.


De qualquer forma, nas duas situações, na catástrofe antecipada ou expectativas muito altas, nos causam um stress emocional. Começamos a viver um futuro que não acontece. Alimentando uma situação irreal.


Quando percebemos os nossos pensamentos sem nos envolver com eles, reconhecendo que é só um pensamento, evitamos uma descarga de reações emocionais, que podem nos gerar medo, frustração, stress e ansiedade.


A repetição de pensamentos negativos ou lidar com frustrações, não é apenas consequência, mas pode ser a causa de doenças de doenças como depressão e síndrome do pânico.


Hoje em dia práticas como mindfulness, meditação, yoga, ajudam-nos a manter a nossa mente no momento presente, sem devaneios, ou ajudam a pelo menos a sair rapidamente desses estados da mente.


Percebemos que estamos deixando nossa mente "ir longe" e trazemos nossa mente de volta para a realidade, evitando o stress emocional.


Tudo começa com intenção e atenção, a atitude é o que faz a diferença, observar os pensamentos sem julgá-los, nem se envolver com eles. Com o tempo, essa prática nos traz uma paz interna, uma sabedoria que nos permite agir sem se identificar com os dramas mentais


Práticas simples de atenção plena, relaxamento, como observar a respiração, ou meditação, podem ser feitas em qualquer lugar e trazem benefícios para a saúde.


Quando praticamos exercícios de auto-observação, reduzimos a atividade de uma região no cérebro chamada amígdala, disparada em situações de ansiedade, regulamos a conexão do córtex pré-frontal, ligado ao planejamento de ações.


Confira aqui um exercício de respiração que disponho para você praticar quando e aonde você quiser.


Conheça também nosso Studio de Yoga e Meditação no bairro Vila Sofia, marque uma aula experimental gratuita para conhecer nosso método.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page