top of page

Para que serve a meditação? Será que meditar é o mesmo que refletir?


HOMEM MEDITANDO MEDITAÇÃO

Boa tarde meus queridos leitores, vou começar essa reflexão (já dando a dica), respondendo a segunda pergunta, meditar é o mesmo que refletir? , e eu respondo que não.

Meditar não é o mesmo que refletir.

Quando refletimos estamos usando a mente, e quando estamos meditando queremos cessar os impulsos da mente, os impulsos da mente são os pensamentos, as distrações, as preocupações, os julgamentos, a ansiedade.

É certo que utilizamos a mente para começar a meditar, precisamos preparar a mente para entrar nesse estado, utilizamos a mente para esse treino, que são os exercícios de concentração, como contar as nossas respirações, ou perceber um som, focar a mente num objeto e se concentrar nele, sua forma, cor, profundidade.

Depois desse estado de concentração, daí nos mantendo em silêncio, começamos a entrar em no processo da meditação, se por exemplo, usamos a nossa respiração, para nos concentrar, vamos então nos desligando da respiração e voltamos a nossa mente para o nada, para esse espaço vazio que percebemos, não estamos mais prestando atenção à respiração, ou contando a nossa respiração.

E se vier algum pensamento, a gente observa esse pensamento, mas não se apega a ele, não vamos interagir com o pensamento, simplesmente, sem sofrer, esse pensamento vai embora se não nos apegarmos a ele.

Isso é um treino que demanda disciplina e esforço. Quanto mais praticamos mais entramos no estado de meditação de uma forma mais sutil.

Respondendo a primeira pergunta: pra que serve a meditação?

A prática da meditação serve para que mais facilmente, possamos entrar em contato com a nossa intuição, aquela voz interior que sabe o que é melhor para nós, quando estamos num momento de decisão de trabalho, de como agir numa relação, quando precisamos dar um conselho que precisamos dar para um amigo, um filho, parente.

A intuição, por natureza ela é sábia, parece que há uma parte dentro de nós que sabe, sem dúvida o que é melhor para nós, a melhor forma de agir, sem julgamento, sem passar pelo crivo da mente, que está cheia de hábitos, crenças, opiniões dos outros, da sociedade, senso coletivo que acaba ofuscando nossa natureza que é calma e sábia.

E quando temos o hábito de meditar, acessamos com mais facilidade a intuição, esses insights.

E para finalizar algumas dicas: não tente forçar uma meditação, se você estiver com muita ansiedade, não tente meditar para encontrar uma solução. A solução vai surgir de uma forma espontânea em resposta há uma rotina de sessões de meditação.

Por exemplo: se estiver com muita ansiedade, você pode sair e correr por 20 minutos, daí você pode se sentar e praticar a meditação, bastam 5 minutos.

Evite meditar com o estômago cheio, os melhores momentos são com o estômago quase vazio, ou em jejum, e após praticar uma atividade física, prepare seu corpo para meditar, você pode fazer uma sessão de alongamento, correr, pedalar, nadar, praticar yoga, qualquer atividade que lhe dê prazer.

Venha conhecer essa prática! Agende sua aula experimental no nosso studio de Yoga, acesse aqui.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page