top of page

Quais as capacidades que devemos focar no treino para os adultos 60+...?


Boa tarde!


Bem-vindo ao meu blog...


Neste post, abordarei qual capacidade física seria mais adequado dar mais ênfase num programa de condicionamento físico para o pessoal da terceira idade.


Primeiro, gostaria de apresentar o novo termo mais usado para o público da terceira idade...hoje eles são chamados de adultos mais 60+, são os adultos que estão em sua maioria aposentados, ou numa fase profissional que se encaminha para a aposentadoria.


Com os avanços dos exames preventivos, inclusão de hábitos saudáveis, rotina de exercícios, alimentação, hoje uma pessoa com 60 anos, pode ter a saúde de uma pessoa de 50 anos há 20 anos atrás.


Para esse adulto 60+, a orientação que o personal trainer para a terceira idade deve ter é muito parecida com a de um treino para um adulto na faixa dos 50 anos. O personal trainer vai trabalhar de uma maneira proporcional as capacidades físicas, como alongamento, resistência muscular, potência, equilíbrio, força e resistência aeróbica, utilizando das caminhadas, corridas, bicicletas e outros ergométricos.


A partir dos 60 anos, nosso corpo vai envelhecendo, a capacidade de recuperação do estado de equilíbrio fica mais lenta. Como por exemplo, se recuperar de uma rápida aceleração dos batimentos cardíacos, ou uma mudança brusca de posição, estar deitado e levantar. Esses ajustes levam agora mais tempo para acontecer. Para isso o personal trainer para a terceira idade deve dar mais foco no tempo de pausa entre as séries, ou montar uma aula em que não haja tanta mudança de posição, ou se houver que seja administrada com mais cautela.


O público da terceira idade com mais de 70 anos, já precisam de mais cuidados, as capacidade que devem predominar são: a potência e o equilíbrio.


A potencia é a capacidade de produzir força num tempo curto. Por exemplo: precisar caminhas mais rápido para atravessar uma avenida e o farol está fechando. Ou precisar tirar rápido o pé de algum lugar que prendeu, como por exemplo, num tapete.


Outra capacidade muito importante o trabalho da força excêntrica. A força excêntrica é um tipo de força que sua principal função é proteger nossas articulações e músculos de lesões. Quando fazemos uma força, um músculo produz a força, e outro músculo, chamado antagonista, freia a produção de força do seu "par". Um exemplo clássico que vemos nos idosos.


Quando eles vão se sentar no sofá. Já reparou como alguns simplesmente despencam..? Ou seja ele não está conseguindo usar sua força excêntrica para segurar o movimento. O quadríceps (músculo da coxa) que deveriam freiar a flexão dos joelhos, feita pelos posteriores da coxa, não está forte o suficiente.


Assim o personal trainer para a terceira idade deve focar seu treino nesse trabalho excêntrico dos músculos.


Outra capacidade é o equilíbrio. Usamos muito para andar nas calçadas, subir degraus, mudar de direção, fazer uma curva, ou recuperar o equilíbrio após um tropeção.


Mas a capacidade que os idosos mais precisam é a capacidade de serem cuidados. E para isso temos uma equipe de profissionais apta para te atender...!


Conheça nossa equipe e entre em contato com um de nossos profissionais.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page