top of page

Para ajudar a controlar a ansiedade, use técnicas de respiração (pranaymas) do Yoga

Olá, bem vindo(a) ao meu blog.


Nessa matéria abordarei uma das técnicas que fazem parte da prática do Yoga, que são as respirações, pranayamas em sânscrito, a língua em que foram escritos os primeiros textos de Yoga.


Nos textos de Indra Devi Desikachar, filho e discípulo de Sri Krishnamachary e autor de O Coração do Yoga, Desikachar, descreve que existem dois caminhos para conquistar as qualidades de conforto, leveza e atenção firme. A primeira forma é conquistada pela exploração dos asanas, a segunda maneira é a prática de pranayamas.


Existem muitas definições para a pranayama, em sanscrito uma palavra pode ter mais de uma definição, uma dessas definições é o conceito de que a prática tem por objetivo fazer o prana, algo que flui dentro de nós, que nos traz vitalidade, fluir dentro do nosso corpo, através nos nadis (canais), quando alguém está agitado, nervoso, preocupado com o futuro, ansioso ou confuso, diz-se que se tem mais prana fora, do que dentro.


O que a prática faz dentro do corpo, é dar mais qualidade para esse prana. Se não há espaço suficiente, dentro de nós para que esse prana flua, , deve haver uma razão, o espaço que prana, deveria estar ocupando, está sendo ocupado por "lixo", resíduos de stress, toxinas resultantes da descarga emocional, quando estamos nervosos, ansiosos, estressados ou deprimidos.


Quanto mais feliz e contente a pessoa está, mais prana circula livremente dentro dela, o que acontece na mente, influencia a respiração, quando estamos agitados, nossa respiração é curta e rápida, e quando estamos relaxados, nossa respiração se torna calma e mais profunda.


Em pranayama, nós concentramos nossa mente nossa atenção, na respiração. Percebemos a passagem do ar em alguma parte do corpo, as sensações que isso causam, percebemos o movimento da respiração dentro de nós. Essas técnicas ajudam a acalmar nossa mente, para que os resíduos que prejudicam nossa respiração, sejam mais facilmente removidos.


E a consequência disso, temos uma mente mais clara, capaz de observar mais, agir ao invés de reagir, pensar antes de falar, tomando assim atitudes mais tranquilas, guiadas por uma mente transparente e observadora.


Abaixo, você pode acompanhar um exercício simples de respiração, que você pode realizar todos os dias, contando a inspiração, fazer uma pausa com ar inspirado e soltar a respiração lentamente.


A contagem das fases da respiração na mente, é muito importante pois ajuda a se concentrar mais no exercício, por exemplo: inpirar em 3, pausar em 3 e expirar em 6. ou inspirar em 4, pausar em 4 e expirar em 8.


Mantenha sempre essa proporção 1:1:2


Confira abaixo!






Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page