top of page

Musculação na terceira idade, previne sarcopenia e osteoporose, fortalecendo ossos, articulações e m


Os benefícios da musculação, vão muito além de um corpo malhado, cheio de músculos e definido. A musculação faz bem para os ossos e articulações. Aliás os nossos músculos além de produzirem força, funcionam como um pára-choque, absorvendo impactos, como o de uma queda, por exemplo.


É a primeira estrutura a receber um impacto, amortizando o choque que nossas articulações e ossos recebem, por exemplo, numa caminhada, corrida, saltos, ao subir uma escada, levantar e carregar objetos.


E um dos públicos mais beneficiados, são os idosos, pois com a idade, a sarcopenia, que é a perda de massa muscular, aumenta, a osteoporose, que é a perda de massa óssea, também aumenta. Todos esses processos podem ser diminuidos, com a prática da musculação, que feita de uma maneira eficiente trará muitos benefícios.


Mas o que é uma maneira bem feita de ser fazer musculação?


Respeitar antes de tudo, a amplitude de movimento, principalmente se for uma articulação, que já esta danificada, de um idoso, não está totalmente integra, seja por processos naturais da terceira idade, como encurtamento muscular, desidratação, perda de massa de cartilagem, colágeno, artrites, artroses, excesso de peso, entre outros, ou por excesso de uso, seja no treinamento ou na atividade laboral.


Respeitar também, a capacidade de adaptação ao treino, pois os músculos se adaptam, ganham força, muito mais rápido que os ligamentos e tendões, que precisam de um tempo maior para se adaptarem.


Exercícios na musculação, como os isométricos, são excelentes para fortalecer os ligamentos, os isométricos, são aqueles que feitos, sustentando uma carga, mantendo um mesmo grau de amplitude, por exemplo, sustentar um peso na mão com o cotovelo flexionado a 90 graus, por um tempo determinado, 10...20...segundos. Repetindo a sequencia 2...3 vezes....


Os exercícios a serem trabalhados, a quantidade de exercícios, número de repetições, volume e intensidade do seu treino cabe a um profissional da Educação Física te orientar.


Conheça nossos serviços de atividade física para a terceira idade.



A musculação, pode ser sua aliada na integridade e saúde das suas articulações!


Bons Treinos!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page