Siga
Please reload

Posts Recentes

Como gerenciar o stress emocional no trabalho?

October 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Benefícios da meditação na terceira idade

 

Olá!! Seja muito bem vida e meu blog!

 

Hoje vou falar sobre os benefícios da meditação, principalmente para o público da terceira idade, os adultos 60+.

 

Quando falamos em benefícios da meditação, estamos falando na verdade dos seus efeitos que tem por consequência trazer benefícios para a saúde mental das pessoas, logo, efeitos positivos para vida.

 

A meditação, aumenta a massa cinzenta do cérebro nas áreas envolvidas com tenção, compaixão e empatia e foco, diminui o cortisol, hormônio que está relacionado com o estresse, auxilia em muitos problemas psicológicos, como ansiedade, insônia, fobias e distúrbios alimentares.

 

No caso da terceira idade, alterações psicológicas como estados frequentes e prolongados de ansiedade, que está ligada e ficar na expectativa do futuro (medo da morte) ou estados de depressão, que está relacionado a viver no passado, trazendo uma tristeza profunda, somando a fase da vida em que geralmente se está com o ritmo de trabalho muito baixo, ou não está trabalhando, a aposentadoria, se não tivermos cuidado com nossa saúde mental, podemos sofrer as consequência desses dois estados: a ansiedade e a depressão, em seus extremos.

 

Nem se ocupar demais, sobrecarregando nossas faculdades mentais, nem ficar ociosos demais. O ponto está no equilíbrio, e a meditação vai nos ajudar a encontrar esse equilíbrio, pois abre espaço na nossa mete para a intuição, solução de problemas , para a criatividade, para o auto-conhecimento, nos leva a descobrir gostos e habilidades nunca antes revelados.

 

Não é na hora da meditação que esses insights, essas percepções, vão surgir, mas sim como já disse anteriormente, nos seus efeitos, no dia-a-dia, numa conversa, numa leirura de jornal, revista, ao ver um prorama na televisao, ao longo de um passeio no parque, 

 

A meditação, deve ser incorporada no dia-a-dia, pode durar 2, 5 , 10 minutos, e aos poucos você vai aumentando o tempo. 

 

Vou explicar uma exercício bem simples, que você pode fazer sozinho(a), na sua casa. escolha uma lugar calmo, onde você não será interrompido, coloque um despertador e programe um tempo, pode ser como já disse, 2 minutos por exemplo. Inicie a prática prestando atenção na sua respiração, observe o movimento do abdômen, pode apoiar as mãos para ficar mais fácil, observe. Inspire o abdômen se expande, expire o abdômen se contra, leve sua atenção para o umbigo, inspire o umbigo vai para fora, expire o umbigo vai para dentro, fique observando e sentindo esses movimentos.

 

Faça 20 respirações, depois pare e observe a sua mente, se vier algum pensamento, imagem, memória, você apenas a observa, não se envolva com o pensamento, e deixe sua mente limpa de novo, observe essa tela mental limpa. Quando o despertador tocar, você lentamente abre os olhos. Pronto! Você meditou. Muito simples e com beneficios muito profundos e positivos.

 

Conheça nossos serviços de atividade física para a terceira idade.

 

 

Boa prática!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload