top of page

Benefícios da meditação na terceira idade



Olá!! Seja muito bem vida e meu blog!


Hoje vou falar sobre os benefícios da meditação, principalmente para o público da terceira idade, os adultos 60+.


Quando falamos em benefícios da meditação, estamos falando na verdade dos seus efeitos que tem por consequência trazer benefícios para a saúde mental das pessoas, logo, efeitos positivos para vida.


A meditação, aumenta a massa cinzenta do cérebro nas áreas envolvidas com tenção, compaixão e empatia e foco, diminui o cortisol, hormônio que está relacionado com o estresse, auxilia em muitos problemas psicológicos, como ansiedade, insônia, fobias e distúrbios alimentares.


No caso da terceira idade, alterações psicológicas como estados frequentes e prolongados de ansiedade, que está ligada e ficar na expectativa do futuro (medo da morte) ou estados de depressão, que está relacionado a viver no passado, trazendo uma tristeza profunda, somando a fase da vida em que geralmente se está com o ritmo de trabalho muito baixo, ou não está trabalhando, a aposentadoria, se não tivermos cuidado com nossa saúde mental, podemos sofrer as consequência desses dois estados: a ansiedade e a depressão, em seus extremos.


Nem se ocupar demais, sobrecarregando nossas faculdades mentais, nem ficar ociosos demais. O ponto está no equilíbrio, e a meditação vai nos ajudar a encontrar esse equilíbrio, pois abre espaço na nossa mete para a intuição, solução de problemas , para a criatividade, para o auto-conhecimento, nos leva a descobrir gostos e habilidades nunca antes revelados.


Não é na hora da meditação que esses insights, essas percepções, vão surgir, mas sim como já disse anteriormente, nos seus efeitos, no dia-a-dia, numa conversa, numa leirura de jornal, revista, ao ver um prorama na televisao, ao longo de um passeio no parque,


A meditação, deve ser incorporada no dia-a-dia, pode durar 2, 5 , 10 minutos, e aos poucos você vai aumentando o tempo.


Vou explicar uma exercício bem simples, que você pode fazer sozinho(a), na sua casa. escolha uma lugar calmo, onde você não será interrompido, coloque um despertador e programe um tempo, pode ser como já disse, 2 minutos por exemplo. Inicie a prática prestando atenção na sua respiração, observe o movimento do abdômen, pode apoiar as mãos para ficar mais fácil, observe. Inspire o abdômen se expande, expire o abdômen se contra, leve sua atenção para o umbigo, inspire o umbigo vai para fora, expire o umbigo vai para dentro, fique observando e sentindo esses movimentos.


Faça 20 respirações, depois pare e observe a sua mente, se vier algum pensamento, imagem, memória, você apenas a observa, não se envolva com o pensamento, e deixe sua mente limpa de novo, observe essa tela mental limpa. Quando o despertador tocar, você lentamente abre os olhos. Pronto! Você meditou. Muito simples e com beneficios muito profundos e positivos.


Conheça nossos serviços de atividade física para a terceira idade.



Boa prática!

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page